segunda-feira, 20 de julho de 2015

Mensagem do dia: A Benção do Trabalho!!!

Devotado chefe de família que lutava bravamente para amealhar recursos com que pudesse sustentar o barco doméstico, depois de desfrutar vasto período de fartura, viu-se de um momento para outro, pobre e abandonado pelos melhores amigos, em virtude de enorme desastre financeiro.

O infeliz não soube suportar o golpe que o destino lhe desfechara e morreu após alguns dias, vitima de inomináveis dissabores.
Entregue a si mesma, ao pé de seis filhos jovens, a valorosa viúva enxugou o pranto e os reuniu ao redor de velha mesa que lhes restava, e verificou que os moços amargurados pareciam absolutamente vencidos pela tristeza e pelo desânimo.

Cercada de tantas lamentações e lágrimas, a senhora pensou, pensou...e, em seguida dirigiu-se ao interior, de onde voltou sobraçando pequena caixa de madeira, cuidadosamente cerrada, e lhes falou com segurança:

- Meus filhos, não nos encontramos em tamanha penúria. Neste cofre possuímos valioso tesouro que a previdência paterna lhes deixou.

É fortuna capaz de fazer nossa felicidade, entretanto, os maiores depósitos do mundo desaparecem quando não se alimentam nas fontes do trabalho honesto e produtivo. Em verdade, o nosso ausente, quando desceu ao repouso, nos empenhou em dívidas pesadas; todavia, não será justo o esforço para resgatar com a preservação de nosso precioso legado?

Aproveitemos o tempo, melhorando a própria sorte e, se concordam comigo, abriremos a caixa, mais tarde, a menos que as exigências do pão se façam insuperáveis.
Belo sorriso de alegria e reconforto apareceu no semblante de todos.

No dia seguinte, os seis jovens atacaram corajosamente o serviço da terra. Valendo-se de gleba alugada, plantaram o trigo, com imenso desvelo, em valoroso trabalho de colaboração e, com tanto devotamento se portaram que, findos seis anos, os débitos da família se achavam liquidados, enorme propriedade rural fora adquirida e o nome do pai coroado de novo, pela honra justa e pela fortuna próspera.

Quando já haviam superado de muito os bens perdidos pelo pai, reuniram-se, certa noite, com a genitora, a fim de conhecerem o legado intacto.

A velhinha trouxe o cofre, com inexcedível carinho, sorriu, satisfeita e abriu-o sem grande esforço. Com assombro dos filhos, porém, dentro do estojo encontraram somente um velho pergaminho com as belas palavras de Salomão:

- O filho sábio alegra o pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe. Os tesouros da impiedade de nada aproveitam; contudo, a justiça livra-nos da morte ao mal.

O Senhor não deixa com fome a alma do justo; entretanto recusa a fazenda dos ímpios. Aquele que trabalha com mão enganosa, empobrece; todavia a mão dos diligentes enriquece para sempre.

Entreolharam-se os rapazes com júbilo indizível, e agradeceram a inolvidável lição que o carinho materno lhes havia doado.

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém. 2 Coríntios 13:14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário